top of page

ESCREVIVÊNCIAS: PUBLICAÇÕES LITERÁRIAS E ACADÊMICAS

livro historia.jpg

LIVRO UMA HISTÓRIA FEITA DE HISTÓRIAS - CAPÍTULO "GREGÓRIO LUIS: REBELIÃO E NEGOCIAÇÃO NA ILHÉUS OITOCENTISTA"

Escrito por pesquisadoras e pesquisadores negros de diferentes lugares do Brasil, o livro resgata personalidades negras que merecem ser reconhecidas por suas contribuições à História. 16 textos apresentam escravizados, recém-libertos, líderes espirituais, políticos, educadores, artistas de diversos campos, mulheres que estudaram e empreenderam a despeito de todos os preconceitos de gênero e de raça, mulheres que abriram caminhos com suas próprias mãos. Em suma, pessoas que viveram em suas épocas e marcaram a nossa História. O texto de Anna Cristina trata de Gregório Luis e da Revolta do Engenho de Santana, em Ilhéus, Bahia. O livro é uma iniciativa de Maurício Rocha, em parceria com o selo Sueli Carneiro e coordenado por Djamila Ribeiro.  

​

Editora‎ Jandaíra, São Paulo, 2021

Capa-CArolinas.jpg

LIVRO CAROLINAS - CONTO "QUARTO DE GUARDAR SONHOS"

A obra e a vida de Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foram o ponto de partida do processo de formação pela Flup – Festa Literária das Periferias – das 180 mulheres que escrevem neste livro. Inspiradas na autora de Quarto de despejo, a primeira mulher negra brasileira a fazer sucesso internacional no meio literário, trilharam os caminhos do conto, da crônica, do diário e do relato autobiográfico em busca de suas próprias vozes como escritoras. O resultado é um conjunto de textos que surpreende pela diversidade e riqueza de temas, vocabulários, estilos e, sobretudo, pela força da escrita dessas mulheres.

​

Editora‎ Bazar do Tempo; 1ª edição (16 abril 2021)

capa oralituras.jpg

LIVRO ESCRITAS FEMININAS EM PRIMEIRA PESSOA -
CONTO "A COR DO FILHO"

 

 

 

Na coletânea “Escritas Femininas em Primeira Pessoa” dos 204 contos inscritos, em quase três meses de seleção, 44 foram selecionados. O livro é uma produção literária de mulheres negras e indígenas de diversas partes do Brasil, escrevendo sobre temas diversos.

​

Editora‎ Oralituras; 1ª edição (1º janeiro 2020)

capa mosaico.jpg

RACE AND WORK IN THE 20TH CENTURY - ARTICLE IN MOSAICO MAGAZINE

This article aims to analyze the racial inequalities presented in the formation of the Brazilian labor market, during the country's industrialization process in the 20th century. For that, we will look at two publications: “O negro no Rio de Janeiro: Relações de raça numa sociedade em mudança”, by Luiz de Aguiar Costa Pinto and “Blacks and whites in São Paulo” by George Reid Andrews. Both studies will demonstrate that, reproducing the hierarchies left by slavery, the construction of the free labor market in Brazil was built on systemic racism.

capa revista licere.png

CARNAVAL E A "HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA"- ARTIGO NA REVISTA LICERE

A Estação Primeira de Mangueira foi campeã dos desfiles do Carnaval de 2019 do Rio de Janeiro com o enredo “História para ninar gente grande”. Após a verificação de 1.592 sambas de enredo, dos carnavais cariocas de 1939 a 2019, este artigo demonstra que foram apresentadas, em 43 composições anteriores, de escolas diversas, perspectivas semelhantes às que constam no samba-enredo da Verde e Rosa. São obras que exaltam as contribuições de negros, indígenas e populares para a História do Brasil; elencam personalidades relevantes como “outros heróis”; desconstroem a contribuição dos heróis “clássicos” da pátria; e realizam críticas à sociedade brasileira, suas mazelas e seu(s) governo(s). Finalmente, elencamos as oito principais composições que ilustram essas propostas. O objetivo é relacionar a produção cultural carnavalesca às questões do seu tempo, destacando a importância do festejo para a cultura nacional.

bottom of page